10 coisas que pessoas bem sucedidas fazem todos os dias

O LinkedIn está repleto de listas: 10 coisas que pessoas bem sucedidas fazem todos os dias; 5 passos para se tornar um líder servidor; 13 regras básicas para gerenciar sua equipe; execute estas 7 tarefas todas as manhãs e seja mais produtivo; e assim por diante.

Provavelmente você, assim como eu, lê tais listas, e não há nada de errado nisso. Nunca é demais observar o que os outros fazem e tentar aprimorar competências com base em casos de sucesso. A grande questão não é se você lê ou não lê tais listas, nem com qual frequência, mas sim, o que você faz com essas fórmulas secretas – as quais deixaram de ser assim tão secretas a partir do momento que alguém as publicou no LinkedIn.

Se eu tentar adotar todas as recomendações de todas as inúmeras listas que já li, certamente me depararei com situações conflitantes. Me lembro de um CEO de uma grande corporação que acorda todos os dias as 4 horas da manhã para ler e responder as centenas de e-mails que recebe diariamente, enquanto outro CEO, tão bem sucedido quanto o primeiro, evita o uso do correio eletrônico sempre que o contato face a face, por vídeo-conferência, por telefone ou por qualquer outro meio seja possível.

O que fazer com tais listas então? A resposta está em saber quais são seus valores pessoais, suas crenças, seus propósitos e, porque não, suas preferências, e a partir daí criar sua própria lista de 10 coisas que pessoas bem sucedidas como você buscam fazer todos os dias. Não se trata de uma lista rígida, de uma fórmula engessada, mas sim de algo dinâmico, que reflita suas crenças, preferências e outras variáveis aplicáveis ao seu momento atual.

Sabe aqueles quadros, expostos em local visível aos empregados e visitantes, nos quais são apresentados missão, visão e valores de uma empresa? Tais afirmações têm um propósito, que é o de guiar seus empregados em direção a um objetivo comum (missão e visão), e quais os meios aceitáveis para se atingir esse objetivo (valores). Da mesma forma, deveríamos começar nossa lista com nossa missão, visão e valores pessoais. Ao compreender o que queremos de nós mesmos e o que aceitamos ou não aceitamos fazer para atingir tais objetivos, facilitamos o processo de criação de nossa lista pessoal, que estará então alinhada aos nossos propósitos.

Para esse exercício, existem algumas possibilidades: uma auto-reflexão sobre quem é você; uma reflexão suportada por um profissional, seja seu terapeuta, seu coach, um mentor ou alguém suficientemente experiente para apoiá-lo nesse processo; ou através de serviços especializados como MyEtalent ou Insights Discovery.

Imagine esta situação: Você valoriza a família e um número restrito de amigos. Busca harmonia no trabalho e prefere trabalhar isoladamente que em equipes. Gerencia cinco pessoas, e reconhece que precisa aprender a delegar de forma mais efetiva. Neste caso, seria razoável esperar que a lista de coisas importantes a fazer inclua dicas sobre como delegar tarefas; como ser eficiente no horário do trabalho, criando tempo livre para a família e os amigos próximos; como dizer não e como priorizar tarefas. No entanto, dicas sobre networking e como substituir o e-mail por uma estratégia de comunicação mais pessoal, fortalecendo os vínculos com outros empregados de outras áreas, podem não ser as mais apropriadas. O conteúdo de sua lista deve ser aquele que faz sentido para aquilo que você busca para si próprio, não aquilo que alguém escreveu no LinkedIn, endossado por nomes de alguns CEOs famosos.

Tudo começa com você e aquilo que você procura para si próprio. Como diria o gato da Alice, “para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”. Ou então, se você não sabe o que quer, qualquer lista com as 10 coisas que qualquer outra pessoa bem sucedida faz todos os dias vai servir.

Andre Braga é coach profissional com certificação internacional pelo Instituto Holos, embora não exerça profissionalmente tal função. Atua em Finanças para uma multinacional de bebidas não-alcoólicas. Sua lista pessoal com as 10 coisas que busca fazer todos os dias não está publicada no LinkedIn.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.