Cultura Empresarial e a Pedra da Vida

O Professor Steve Peters, em seu livro “The Chimp Paradox” , explica o que vem a ser a “Pedra da Vida”. Em tradução livre para o Português:

“A Pedra da Vida é seu ponto de referência. É onde suas ‘Verdades da Vida’, ‘Valores’ e ‘Força Vital’ estão inscritos. (…) As ‘Verdades da Vida’ são como você acredita que o mundo funciona, e você pode ‘provar’ que são verdades por exemplos e experiências. ( … ) Os ‘Valores’ são julgamentos que você faz e refletem princípios morais e éticos que você pretende defender. ( … ) Assim, a diferença entre ‘Verdades’ e ‘Valores’ é que ‘Verdades’ são baseadas em evidências, ao passo que ‘Valores’ refletem julgamentos pessoais. (…) A ‘Força Vital’ é o que você acredita ser o sentido da vida e como ela deve ser vivida. (…) Se você não vive de acordo com sua ‘Força Vital’, que é a essência da sua existência, você está vivendo uma mentira.”

Imagine uma pessoa que acredita que a vida recompensa os justos (uma de suas‘Verdades da Vida’), que a família é mais importante que o trabalho (um de seus‘Valores’) e que devemos seguir nossos sonhos e nunca desistir (sua ‘Força Vital’). Entretanto, essa mesma pessoa age naturalmente ao fazer comentários nada construtivos sobre aquele colega de trabalho que disputa espaço por uma possível promoção; passa mais tempo no escritório que em casa e, quando finalmente tem um tempo livre para a família, prefere ir ao happy hour com seu chefe e outras pessoas do escritório que podem recomendar seu nome àquela promoção; e adoraria ser um Diretor Comercial em uma empresa de varejo, mas acabou se tornando Diretor de Tecnologia em uma Consultoria de Sistemas após ouvir seu primeiro ‘não’ em um processo de recrutamento, logo ao sair da faculdade. A vida dessa pessoa não passa de uma grande mentira.

Da mesma forma que pessoas lapidam sua Pedra da Vida, empresas também definem suas ‘Verdades’, ‘Valores’ e ‘Força Vital’; podemos chamá-los de‘Missão’, ‘Visão’ e ‘Valores’, conforme define Rogério Ramos em seu artigo“Missão, Visão e Valores: Os Princípios Essenciais”:

“A missão é tida como o detalhamento da razão de ser da empresa, ou seja, é o porquê da empresa. (…) a visão pode ser percebida como a direção desejada, o caminho que se pretende percorrer, uma proposta do que a empresa deseja ser a médio e longo prazo e, ainda, de como ela espera ser vista por todos. (…) Os valores incidem nas convicções que fundamentam as escolhas por um modo de conduta tanto de um indivíduo quanto em uma organização.”

Assim como indivíduos podem viver na mentira, agindo de forma totalmente diferente daquilo que pregam em suas Pedras da Vida, empresas podem atuar de forma totalmente distinta daquilo que defendem em sua missão, visão e valores; para algumas empresas, tais palavras não passam de uma bela placa pendurada na parede da recepção de seus escritórios. Como escutei certa vez – teria sido Max Gehringer em seu programa matinal na CBN? – “cultura é aquilo que acontece quando o presidente da empresa sai da sala de reunião”.

Um dos papéis mais importantes que um coach pode exercer é o de auxiliar seucoachee na descoberta de sua Pedra da Vida. Acredite, nem sempre é fácil descobrir quais são nossas ‘Verdades da Vida’, ‘Valores’ e ‘Força Vital’. E uma vez que talhamos nossa Pedra da Vida, devemos buscar viver segundo tais preceitos. Não se trata de religião, muito embora preceitos religiosos possam influenciar na construção de nossa Pedra da Vida. Trata-se de definir como queremos viver nossas vidas, sob quais preceitos e fundamentos. Trata-se de definir nossa razão de viver.

Outro papel importante do coach é o de auxiliar o coachee a enxergar os pontos convergentes entre sua Pedra da Vida e a real Cultura Empresarial do ambiente no qual trabalha. Quando não existe um mínimo de alinhamento entre aquilo que empregado e empresa acreditam e praticam, dificilmente haverá pleno exercício das capacidades do empregado. Isso é o que profissionais de Recursos Humanos costumam chamar de Cultural Fit.

Eu pessoalmente passei por empresas onde houve Cultural Fit, onde desempenhei minhas capacidades em toda sua plenitude, enquanto que em outras não fui capaz de desempenhar o máximo de meu potencial. Vários fatores podem ter influenciado tal condição, mas diria que Cultural Fit teve um peso significativo nesta minha auto-avaliação. Nunca subestime o poder do alinhamento de propósitos – ou sua ausência.

E você? Conhece sua Pedra da Vida? Quais são suas ‘Verdades’, ‘Valores’ e ‘Força Vital’? Sua Pedra da Vida está alinhada com a cultura de sua empresa? Você já trocou de emprego por conta de ausência de Cultural Fit? Sinta-se a vontade para deixar seus comentários abaixo.

Andre Braga é coach profissional com certificação internacional pelo Instituto Holos, embora não exerça profissionalmente tal função. Atua em Finanças para uma multinacional de bebidas não-alcoólicas. Acredita que sua Pedra da Vida está fortemente alinhada com a Cultura da empresa para a qual trabalha atualmente, permitindo-lhe executar suas funções de forma extremamente produtiva.

O texto original em inglês, conforme escrito pelo Professor Steve Peters, é como reproduzido a seguir:

“The Stone of Life is your ultimate reference point. It is where your ‘Truths of Life’, ‘Values’ and ‘Life Force’ are all inscribed. (…) The ‘Truths of Life’ are how you believe the world works, and you can ‘prove’ they are true by examples and experience. (…) ‘Values’ are judgement calls that you have made and reflect moral and ethical principles that you intend to uphold. (…) So the difference between ‘Truths’ and ‘Values’ is that ‘Truths’ are evidence-based, whereas ‘Values’ are personal judgment calls. (…) The ‘Life Force’ is what you believe life is all about and how it should be lived. (…)If you are not living by (your ‘Life Force’), which is the essence of your existence, you are living a lie.”

Imagem cortesia de thepathtraveler em FreeDigitalPhotos.net.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.