O que é preciso para ser um líder?

“Os sentimentos elevados vencem sempre no final; os líderes que oferecem sangue, trabalho, lágrimas e suor conseguem sempre mais dos seus seguidores do que aqueles que oferecem segurança e diversão. Quando se chega a vias de facto, os seres humanos são heroicos.”

George Orwell, escritor britânico, autor de “1984” e “A Revolução dos Bichos”.

Basta uma simples busca no Google para confirmar: existe uma infinidade de livros, bem como número incontável de palestras e seminários, acerca das características essenciais de um líder. Minha interpretação sobre tal fato? Ainda não encontramos a fórmula, se é que existe uma única.

Há quem defenda que um líder deve ser inspirador. Outros, que um líder deve ser carismático. Temos ainda os que defendem a idéia do líder servidor, ou do líder modesto, ou do líder justo e compreensivo e paciente. Existe a visão do líder autêntico, empreendedor, apaixonado pelo que faz e que busca a mesma paixão pelos negócios por parte de seus seguidores. Acredito que todos podem existir, mas que nenhum representa em si a única fórmula de sucesso. E acredito também que nenhum líder de sucesso agiu necessariamente da mesma forma ao longo de sua carreira até o topo, nem que seus empregados, pares, amigos e familiares o enxergam da mesma forma que seus curricula, biografias ou cases de MBA os descrevem. Pessoas são muito mais complexas do que a história é capaz de retratar, e histórias são contadas sob o ângulo daqueles que as contam.

Mas afinal, o que é preciso para ser um líder empresarial? Me atreveria a dizer que um líder empresarial precisa, acima de tudo, entender que negócios são negócios. Portanto, de nada adianta ser o mais carismático dos líderes, se a empresa não der resultados! Um dos mais carismáticos políticos que tivemos no Brasil foi o ex-presidente Lula. Seu carisma não tem sido suficiente, entretanto, para tirar o país, seu partido e sua sucessora na presidência, da atual crise político-econômica na qual nos encontramos. Carisma ajuda, mas sozinho não gera resultados. O mundo da política – assim como dos negócios – é muito mais sério do que boas intenções e um discurso engajador.

Além de entender de negócios, um líder empresarial deve ser modesto o bastante para entender que não pode gerenciar sozinho. Um líder empresarial precisa cercar-se de pessoas extremamente competentes, que sejam capazes de contribuir para a missão, visão e objetivos da empresa, em suas respectivas áreas de atuação, e com um mínimo de interferência do líder. Delegar, mas sempre alinhando as ações individuais aos interesses da empresa.

Um líder deve promover integrações: romper silos, integrar a empresa com seus clientes e fornecedores, permitir que a informação flua sem barreiras. Mas até onde? Existem informações que devem fluir livremente, enquanto outras devem ser tratadas como segredo industrial. Um líder não precisa controlar toda informação dentro da empresa, mas deve comunicar as regras de maneira clara e efetiva. E tais regras não precisam ser criadas, mas sim validadas e endossadas pelo líder.

Um líder deve ser honesto com seus empregados, mas dentro do limite do que é importante ser dito. Li há algum tempo uma história sobre as três peneiras: a verdade, a relevância e o bem. Essa história diz que, se você está em dúvida sobre dizer ou não dizer algo a alguém, você deveria perguntar-se se aquilo que você tem a dizer reflete a verdade, é relevante para quem vai ouvir e pode fazer-lhe bem. Essa regra aplica-se perfeitamente ao papel do líder empresarial, que deveria dizer a seus empregados somente aquilo que é verdade, relevante e que pode fazer com que os empregados façam algo positivo a respeito. Imagine que uma determinada empresa estuda a possibilidade de fechar um de seus escritórios de venda. Isso seria uma verdade, visto que o estudo realmente está sendo conduzido. Enquanto estudo, isso seria relevante para todos os empregados? Provavelmente não. E ainda que venha a ser relevante – pessoas podem perder seus empregos – existe algo de concreto que possam fazer a respeito? Para aqueles empregados que não podem contribuir para o estudo e que não precisam desesperar-se e sairem a procura de um emprego, contar-lhes sobre o estudo é nada mais que alimentar fantasmas em suas mentes. E para aqueles que participam ativamente do estudo, nada melhor que um termo de confidencialidade.

Por fim, um líder pode até confiar em sua astúcia e capacidade de tomar decisões baseado em sua intuição, mas a melhor forma de liderar – e saber se sua maneira de liderar está dando resultados – é através de indicadores de performance. Defina métricas de sucesso, desde as financeiras até as de satisfação de clientes, fornecedores e empregados, e acompanhe sua evolução. Não busque métricas fabricadas, busque a real performance e analise as razões por trás dos resultados obtidos, e aja sobre as deficiências apontadas. Métricas existem para indicar o caminho à excelência, e acredito que excelência é o que todo líder sério deve realmente estar buscando.

Certamente existem outras características fundamentais de um líder, mas estas são as que considero essenciais. E você, qual a sua fórmula para liderança?

Andre Braga é coach profissional com certificação internacional pelo Instituto Holos, embora não exerça profissionalmente tal função. Atua em Finanças para uma multinacional de bebidas não-alcoólicas. Acredita que liderança vai muito além de “inspirar seguidores”; deixemos essa coisa de seguidores para tweets de celebridades…

Imagem: Alan Cumming: Good Wife’s Eli Gold. CBS.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.