A poderosa da balada

Esta série de textos semanais propõe um diálogo sobre as mentiras que rodeiam nossas vidas e suas consequências. Neste texto, questionamos se fazer-se de poderosa significa ter auto-estima e ser segura de si mesma.

“A mulher e os médicos sabem bem como a mentira é necessária aos homens.”

– Anatole France

Verdade seja dita. As mulheres têm uma vantagem enorme frente aos homens, quando o quesito é a beleza. Maquiagem. A possibilidade de mudar o penteado, o corte, a cor do cabelo. Diferentes tipos de roupas, que realçam aquilo que a mulher quiser realçar. Sapatos dos mais variados modelos, saltos das mais variadas alturas e larguras, cores e texturas a explorar. É claro que todo esse ritual tem um preço, e a vida das mulheres não é nada fácil, mas certamente menos monótona que as opções que os homens têm à sua disposição.

E depois de horas na frente do espelho, você pode acabar se descobrindo como a poderosa da balada. A mais observada. A mais invejada. A mais desejada. E talvez até por isso mesmo a mais livre, aquela que quer curtir a noite, ser apreciada em toda a sua beleza e sensualidade. E que seja assim, se é isso que você deseja. Você escolhe como quer curtir a sua noite de estrela. Você é a atração principal, o centro das atenções.

Agora avance no tempo, imagine-se na manhã seguinte e como se sente. Satisfeita? Plenamente realizada? Cheia de ótimas lembranças da noite anterior? Contando os dias para a próxima balada? Ou o sentimento é de vazio, como se aquilo que se passou fosse uma válvula de escape para a dura realidade de uma vida infeliz? Uma resposta sincera a este teste vai dizer se você é, de fato, a poderosa da balada, ou apenas se faz passar por alguém que não existe de verdade.

“As mulheres mentem bem porque, ao mentirem, quase se convencem de que estão a dizer a verdade.” 

– Henri Régnier

Se você sabe quem você é, acredita na sua beleza e tem auto-estima e amor próprio, então você já é poderosa em qualquer balada. Seja você o centro das atenções ou não. Seja você a mais desejada e a mais invejada das mulheres ou não. Nada disso realmente importa. O que importa é o quanto você aproveita o momento, esteja você sozinha, em um grupo de amigos ou com quem você quiser. A escolha é toda sua. Você tem poder e liberdade. E você decide como a sua noite vai acabar, se vai terminar ao lado de alguém ou se vai voltar para casa sozinha. E sabe que o amanhã estará cheio de boas vibrações, a bateria recarregada depois da balada, e que outras baladas virão, e outras tantas noites mais pra curtir e celebrar a vida.

Mas se tudo aquilo não passou de uma mentira, se aquela mulher sedutora é apenas personagem de uma história de ficção, então lembre-se que a pessoa mais afetada por essa mentira é você mesma. E que essa obsessão por ser a mais gostosa, a mais desejada, a mais invejada, não mudará o fato de sua alma carregar o enorme peso do vazio, da infelicidade, da insatisfação consigo mesma.

Makhmutova Dina

 

Mas não se desespere. Nem tudo está perdido. Basta se encontrar, buscar a verdadeira mulher que vive dentro de você, e deixar a alegria, a beleza, a sensualidade e, acima de tudo, a inteligência dessa mulher de verdade elevar sua auto-estima, transformando aquela personagem de um filme barato na verdadeira poderosa da balada, da escola, do trabalho, de sua casa, do encontro com os amigos. Porque o seu poder não precisa ser restrito à sua beleza exterior. O seu poder pode, e deve, vir da beleza que vem da sua alma.

Andre L Braga tem formação em Coaching & Mentoring pelo Instituto Holos, embora não exerça profissionalmente tal função. Atua em finanças em uma multinacional de bebidas não-alcoólicas. Tem o privilégio de conviver com três mulheres poderosíssimas, cada qual com sua inteligência, sua felicidade e sua força própria para superar os desafios que a vida insiste em nos proporcionar. E, de quebra, têm cada qual sua beleza própria, e revezam entre si o direito à minha atenção.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.