Superando obstáculos

“A vida é uma ponte de adversidades, mas vence quem passa por ela se desviando dos obstáculos sem nunca desistir.” – Rogério Macena

Enquanto escrevo este texto, é possível que você esteja passando por momentos difíceis. Pode ser que você esteja lendo este texto e tentando se esquecer de todos os problemas que insistem em atormentar seus dias e assombrar suas noites. Como dizem por aí, “n’um tá fácil pra ninguém”

Desemprego. Sub-emprego. Um chefe difícil de lidar. Conflitos familiares. Divórcio. Traição. A perda de um ente querido. Brigas com amigos. Desentendimentos com seu vizinho. Violência urbana e a constante sensação de insegurança. Problemas com drogas e álcool. Depressão. Ansiedade. Doenças físicas e psicológicas. Desastres naturais que tomaram o pouco que você tinha. Dívidas. Problemas com a justiça. A lista é infindável, ao contrário de nossa força para seguir lutando. Chega um momento que a única saída parece ser se entregar e deixar-se vencer.

E é quando chegamos no fundo do poço que precisamos tomar uma decisão crucial: jogar a toalha ou reerguer-se e lutar com todas as forças, com a fé que só aquele que não tem mais nada a perder consegue ter. Mas deixa eu te contar um segredo: a gente não precisa chegar no fundo do poço para se reerguer e lutar!

Muitas vezes, o medo de encararmos nossos problemas acaba dando-lhes a importância e a força de que precisam para que nos empurrem para dentro do poço. Em outras palavras, ao invés de enfrentarmos nossos problemas, fingimos que eles não existem, como se eles fossem ser resolvidos por contra própria. Ao serem ignorados, nossos problemas acabam crescendo, sugando nossa força vital, esperando o momento em que serão tantos e tão grandes, que não teremos mais forças para combatê-los.

“A força não vem de vencer. Suas lutas desenvolvem suas forças. Quando você atravessa dificuldades e decide não se render, isso é força.” – Arnold Schwarzenegger

Se me permite te dar um conselho, aqui vai: não permita que seus problemas sejam maiores que sua fé! Não estou falando apenas da fé no sentido religioso da palavra, mas na crença em si mesmo. Na crença que é força vital, naquela fé que move montanhas e lhe mantém vivo. Estou falando sobre acreditar em si mesmo.

Encare seus problemas de frente, assim que aparecerem. Não os deixe de lado, não espere que eles se resolvam por conta própria. Problemas não são como geladeiras ou fornos auto-limpantes; na verdade, eles estão mais para fraudas de bebês, que precisam de um adulto para trocá-las na hora em que o “problema” apareça, ou então ninguém aguentará o crescente mal-cheiro, e você ainda terá que lidar, mais tarde, com uma criança chorando por conta das assaduras.

Pense. Não nascemos para sofrer. Não nascemos para viver como se fossemos personagens de uma novela mexicana, recheada de drama e choro. Não nascemos para passar nossos dias reclamando de nossos problemas, comparando-os aos outros e disputando o troféu de vida mais miserável. Nascemos todos para sermos felizes. E ninguém pode ser feliz se os problemas que a vida inevitavelmente esfregará nas nossas caras forem mais fortes que nossa vontade de sermos felizes.

O segredo para superar obstáculos está aí. Está no entender que todos temos problemas, que não podemos evitar todos os momentos difíceis, e que, principalmente, não devemos fingir que tais problemas não existem. Enfrentá-los assim que surgirem é, sem dúvida, a forma mais eficaz de mostrar quem manda na sua vida, e que seu desejo de ser feliz é mais forte que os obstáculos que a vida insiste em colocar no seu caminho.

Andre L Braga tem formação em Coaching & Mentoring pelo Instituto Holos, embora não exerça profissionalmente tal função. Atua em finanças em uma multinacional de bebidas não-alcoólicas. Acredita que, ao encarar seus problemas de frente e buscar soluções, é capaz de ensinar suas filhas a fazerem o mesmo. Espera que esse exemplo renda frutos às suas filhas no futuro, para que assim possam ser genuinamente felizes, apesar das dificuldades.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.