Lute por uma causa

“Qual o valor de viver, se não for lutar por causas nobres e tornar este mundo confuso um lugar melhor para aqueles que viverão nele depois de termos partido?” – Winston Churchill

Se você der uma busca no Google por “sentido da vida”, vai encontrar uma enorme lista de vídeos e textos, abordados sob a ótica da filosofia e da religião. A humanidade busca uma resposta para essa pergunta há milênios, e ao que parece, ainda não encontramos uma que satisfaça a todos.

Agora, se buscar no Google por “lutar por uma causa”, os primeiros links serão para frases e sites motivacionais. Não há, nos “top links”, nenhum vídeo de nenhum filósofo moderno falando sobre a nobre tarefa de lutar por uma causa, e nenhum site desta ou daquela religião aparece no topo da lista de sugestões do Google sobre o assunto. Ao que parece, estamos procurando uma resposta para o sentido da vida no lugar errado…

A filosofia antiga, assim como o Budismo, defendem que o sentido da vida reside em ser feliz. E a felicidade verdadeira somente se atinge coletivamente. Ninguém pode ser realmente feliz sozinho – não no sentido “solteiro / casado”, mas no sentido de buscar a felicidade própria em detrimento da felicidade alheia.

Essa ideia foi, posteriormente, derrubada pela escola filosófica do estoicismo, que defendia que o sentido da vida consistia em desenvolver total insensibilidade perante os acontecimentos da vida, alcançando-se assim a “paz estoica”, o que significaria a verdadeira felicidade. Algumas escolas budistas e o hinduísmo seguiram linha similar de raciocínio ao defenderem o nirvana, ou a morte e libertação, como o único caminho para a felicidade real.

Finalmente, durante a Idade Média, o Cristianismo difundiu a crença de que o sentido da vida baseia-se na comunhão com Deus na vida, bem como após a morte. Confissão e arrependimento são pré-requisitos para tal, assim como a libertação dos pecados.

Mas tudo isso é história, resumida de forma extremante simplista da minha parte. E pode ser que você conheça mais detalhes sobre algumas das linhas de pensamento descritas acima, a ponto de poder corrigir eventuais explicações equivocadas de minha parte. Sinta-se a vontade! Tem um espaço para comentários esperando por você no final do texto!

Mas sabe o quê? Acredito que o sentido da vida já estava claro, lá atrás, quando os bisavôs da filosofia concluíram que a vida só tem sentido quando somos genuinamente felizes. Mas como podemos ser felizes em um mundo repleto de infelicidades e injustiças, tal qual este no qual vivemos? A resposta está no título deste texto: lutando por uma causa que traga felicidade ao mundo – e a felicidade alheia gera felicidade em você mesmo. Ninguém pode ser realmente feliz sozinho. Felicidade boa é felicidade compartilhada.

“As causas mais nobres a serem defendidas sempre são aquelas em que lutamos também contra o nosso egoísmo.” – Davi Marcelo Galdino

Cansado de ver crianças pedindo esmola nos semáforos? Pare de dar esmola e busque uma forma de ajudá-los genuinamente, caso esteja a seu alcance e essa seja a causa que te atrai.

Sente-se sensibilizado ao ler artigos no Facebook sobre crianças com câncer? Que tal ajudar o GRAACC? Ou então doar um pouco de seu tempo aos Doutores da Alegria?

Você é bom de conversa? Que tal tornar-se voluntário no CVV e ouvir aos que mais precisam de alguém que os escute?

Você, assim como eu, gosta de escrever? Que tal começar um blog que traga algo de positivo às redes sociais, tão cheias de mensagens de ódio e intolerância?

Aqui vai meu conselho: lute por uma causa que lhe pareça justa, contribua para um mundo mais alegre e encontre sua felicidade ao compartilhar amor e compaixão.

Ainda quer sair em busca de um sentido para a vida? Saiba você que a vida tem o sentido que você dá a ela.

 

Andre L Braga tem formação em Coaching & Mentoring pelo Instituto Holos, embora não exerça profissionalmente tal função. Atua em finanças em uma multinacional de bebidas não-alcoólicas. Tem um propósito para 2018, que é o de trazer a felicidade real para o ambiente de trabalho. E você, já tem uma causa pela qual pretende lutar?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.