Nós | Ievguênis Zamiátin

Editora Aleph, 2017

“O verdadeiro amor pela humanidade será inevitavelmente desumano, a invariável demonstração da verdade é sua crueldade.”

O escritor russo Ievguênis Zamiátin, autor de “Nós”, pode ser considerado o pai do estilo literário que denominamos “distopia”. Escrito entre 1920 e 1921, e publicado pela primeira vez em 1924, nos Estados Unidos, este romance futurista foi publicado na terra-natal de seu autor, em seu idioma original, apenas em 1988. Isso porque o futuro vislumbrado por Zamiátin acerta em cheio as crenças de raça superior, ordem nacional e amor pelo Estado, tão difundidas pelo regime Leninista.

No Século XXVI, o totalitarismo reina em uma cidade-Estado, isolada do mundo selvagem por uma muralha de vidro, onde pessoas desenvolvem suas rotinas segundo rígida tabela de horários. Todos acordam, tomam café da manhã, seguem ao trabalho, saem para uma caminhada pelas ruas, retornam às suas casas, atendem a palestras, retornam a casa para dormir, exatamente no mesmo horário, tudo de acordo com o que determina o Estado. Não há famílias, e relações sexuais acontecem no dia e horário estipulado pelo Estado, cabendo às mulheres escolherem quem será seu parceiro para a ocasião. Gravidez deve ser autorizada pelo Estado, e as crianças são entregues às mãos do Benfeitor dias após o nascimento.

Nesse cenário encontramos D-503, o construtor do INTEGRAL, uma nave espacial que levará a mensagem da cidade-Estado para civilizações menos desenvolvidas, e I-330, uma revolucionária que pretende libertar o povo das garras do Benfeitor.

A trama se desenvolve sob o olhar confuso de D-503, dividido entre sua devoção ao Benfeitor e a paixão, tão totalitária quanto o regime, pela intrigante I-330.

Leitura mais que recomendada a todos que se interessam por distopias.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.