Editora Record | 2019 | 265 páginas
Nem o termo “sociopatia” nem o “psicopatia” aparecem no Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. O termo mais próximo de “sociopatia” é “transtorno de personalidade antissocial”. Os critérios para diagnóstico incluem falta de autoestima, autonomia, empatia e intimidade, assim como uso de manipulação e fraudes, e presença de hostilidade, insensibilidade, irresponsabilidade, impulsividade e indiferença ante as próprias limitações: assumir riscos.
Morgan Prager é mestranda em psicologia forense, apaixonada por cães e dedicada à sua dissertação acerca do perfil da vítima de um sociopata. Mas e se ela própria se descobrisse uma das vítimas? Ou se alguns dos critérios para diagnóstico de sociopatia fossem claramente atribuíveis a si mesma?
Logo de início, as autoras Amy Hempel e Jill Ciment (A. J. Rich é o pseudônimo adotado pela dupla) nos presenteiam com uma apavorante cena: ao retornar a seu apartamento, Morgan se depara com manchas de sangue no chão e nos pelos de seus cães; mais adiante, o corpo dilacerado de seu noivo, Bennett.
Na tentativa de comunicar o ocorrido à família do noivo, Morgan acaba descobrindo que ele não era quem dizia ser. Essa é apenas a ponta do iceberg, em uma sequência de mentiras que envolvem golpes e assassinatos.
Esta foi minha segunda leitura de 2020, concluída em dois dias. Como a história foi extremamente bem escrita, incluindo elementos que realmente me interessam – psicologia, suspense e cães – não tinha como parar de lê-la! E o melhor de tudo: para mim, a grande revelação veio a poucas páginas do final do livro, após as mais diversas teorias conjecturadas em minha mente. Enfim, um final mais que surpreendente!
A vítima só se torna uma sobrevivente depois do fato.
Além da história super bem construída, o livro traz diversas reflexões acerca da relação entre homens e animais, bem como a relação de poder e submissão entre seres humanos. Uma aula de comportamento humano, na forma de um thriller psicológico.
Recomendo com todas as estrelas possíveis!