Resenha: Instruções para se tornar um fascista

Instruções para se tornar um fascista
Michela Murgia

Como citado na contracapa desta obra, Instruções para se tornar um fascista é um livro urgente, que nasceu para despertar consciências, para nos provocar e nos chamar a atenção.

Em formato de manual de instruções, apresenta o passo a passo para alguém adotar posicionamento fascista, e como o discurso soa coerente, fascinante e arrazoado à população.

Atacando a retórica democrática por meio de suas próprias regras – “todos têm direito ao discurso; devemos ouvir o outro lado; temos adversários, não temos inimigos” – e adotando postura de salvador da pátria, alguém com coragem de agir, mas que precisa se livrar das amarras e dos entraves burocráticos da democracia, cara e ineficiente, o fascista avança rapidamente pela imaginação da população, que se vê forte e determinada a vencer, mas fragilizada por inúmeros inimigos inventados.

Ataques aos gays, aos imigrantes, às religiões alheias à nação, aos negros, aos comunistas, aos esquerdistas… Tudo que puder ser rotulado e empacotado como o inimigo a ser vencido, irá soar razoável a alguém, em algum momento. Assim, o fascista avança e segue no poder.

Uma leitura rápida, e que termina com um “fascistômetro”, para você testar quanto já foi contaminado por ideologias que, pasmem, se perpetuam justamente ao defenderem a luta contra outras ideologias!

Se recomendo a leitura? Com certeza!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.