Me manda o Press Release?

Autorxs independentes, como é o meu caso, não podem se dar ao luxo de “simplesmente” escrever – como se escrever fosse algo simples 🙄

Além de criarmos histórias que entretêm, animam, perturbam, questionam, emocionam, acalentam, enfim, que trazem um turbilhão de emoções axs leitorxs, também temos que cuidar dos detalhes das revisões – gramatical, crítica, sensível, beta -, da diagramação do texto, preparação da capa, divulgação, organização de leituras coletivas… Enfim, o trabalho vai muito além de “apenas” escrever!

Mas aí vem aquela oportunidade de ouro: uma entrevista a uma rádio ou jornal, local ou de maior abrangência, a um blog ou vlog especializado em literatura e entretenimento, ou qualquer outro contato com a imprensa. E aí, o que você faz?

“Posso te mandar meu livro autografado?” – na verdade, deve! Mas a tão sonhada entrevista é amanhã, e seu livro é uma calhamaço de 800 páginas! Ou poderia até ser um conto curto, de 15 ou 20 páginas, o que não significa que x entrevistadorx terá tempo para conhecer sua obra nos mínimos detalhes. Nesse caso, há duas possibilidades: ou se concentrará na sinopse, talvez na leitura de uma ou outra resenha; ou então capturará detalhes da obra naquele lindíssimo Press Release que você, autorx, preparou com todo o carinho do mundo, e enviou-o assim que pintou o convite para a entrevista! 😉

Um Press Release nada mais é que aquela matéria de jornal que você, autorx, escreveu sobre seu livro. É um roteiro para a imprensa, uma espécie de carta de apresentação de sua história, incluindo detalhes que vão além da sinopse, mas aquém de um resumão. Não se trata de resenha, mas sim de um artigo jornalístico sobre aquilo que leitorxs encontram na sua obra.

Aqui embaixo, você encontra o Press Release para Do Inferno ao Planalto, utilizado na época de seu lançamento. Quem sabe não serve de inspiração para que você prepare o seu? 😜

Direto do inferno: a ascensão do novo herói brasileiro ao poder

“Do Inferno ao Planalto”, obra de ficção do escritor Andre L Braga, anuncia a reencarnação de Adolf Hitler como presidente do Brasil

“E ali então nascia a lenda, o herói do povo. E o povo precisa de heróis, salvadores da pátria, que têm a coragem de dizer tudo aquilo que o povo quer ouvir, tudo aquilo que gostaria de falar, mas que sempre acaba engasgado na garganta, por falta de uma voz que os represente. E o povo precisa sentir-se representado.”

O que aconteceria se Adolf Hitler, ditador alemão e principal instigador da Segunda Guerra Mundial, reencarnasse no Brasil como filho do diabo? E se ele se tornasse um influente político e concorresse ao cargo de presidente da República? O escritor paulista Andre L Braga narra essa ficção que permeia a realidade na obra Do Inferno ao Planalto, publicada em e-book pela Amazon Kindle e em formato físico pela Uiclap.

Marcus Vinícius Bolsoy, personagem principal da história, nasceu em 21 de março. Após o mandato como vereador, novas eleições garantiram ao político uma vaga em Brasília. Marcado por polêmicas, o mandado como deputado federal rendeu apenas dois projetos, ambos rejeitados pela Casa. Uma das propostas foi referente a cura gay, que permitiria aos psicólogos oferecerem tratamentos de reorientação sexual.

As repercussões da mídia e do povo brasileiro em relação ao político ganharam força após um bate-boca com a deputada Cláudia Salgado, relatora da Comissão Parlamentar de Direitos Humanos. Diante de todo o cenário, Marcus traça um plano estratégico rumo à presidência do Brasil com apoio de Priscila, assessora de imprensa e personagem importante para o desenrolar dessa história.

“Ele deveria se tornar o herói solitário, que compreende os anseios de uma nação e busca o que é de direito ao cidadão de bem. Seu lema seria, a partir daquele momento e até sua eleição à Presidência, lutar pelo bem do Brasil, e por um Brasil para os homens de bem.”

É importante destacar que Do Inferno ao Planalto não é um estudo ou análise da política brasileira. Antes mesmo do prólogo, Andre deixa uma advertência aos leitores: “Esta é uma obra de ficção, qualquer semelhança com nomes, pessoas, fatos ou situações da vida real terá sido mera coincidência”, destaca o autor.

Por outro lado, o pedido de impeachment de 2016 e a operação Lava Jato, por exemplo, são situações reais do cenário brasileiro que inspiraram momentos relevantes dessa história. Já o desfecho impactante é puramente ficção, visto que o futuro do Brasil como nação é totalmente incerto.

Ficha Técnica:
Título
: Do Inferno ao Planalto
Autor: Andre L Braga
ISBN: 978-65-00-29032-5
Páginas: 372
Formato: 22,8 x 15,2 cm
Preço: R$ 43,50
Link de venda: loja.uiclap.com/titulo/ua8636

Sinopse: O que aconteceria se fosse dada a Hitler uma nova chance, permitindo-lhe reencarnar no Brasil dos anos 70? E se ele se tornasse um influente político, concorrendo ao cargo de Presidente da República? Do Inferno ao Planalto é uma trama eletrizante, uma história de ficção que permeia a realidade. Um retrato do atual momento político-social brasileiro.

Sobre o autor: Estreou na literatura de ficção em 2018, com “Ana que vivia no espelho”, uma trama psicológica. No mesmo ano, lançou o “Do Inferno ao Planalto”, uma trama política cuja história caminha às margens da realidade. No ano seguinte, lançou um e-book, “Monkey 19913 – Terror & Cinzas”, que serve de ponte entre o Brasil de 2019 descrito em “Do Inferno ao Planalto” e a distopia em andamento que se passa no Brasil de 2019 a 2028. Outra obra recém lançada é “Mulheres que temiam seus pais”, uma trama psicológica de linguagem leve e boa dose de suspense e romance.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.