O que é ficção política?

Você sabe o que é ficção política?

Ficção política é uma ramificação da ficção especulativa que inclui algumas distopias, mas não se limita a tais narrativas. Um livro de ficção sobre uma família de classe média, destruída pelos horrores da Ditadura Militar, por exemplo, é tão ficção política quanto 1984 e A Revolução dos Bichos, ícones do gênero.

O Brasil é terreno fértil para ficções políticas. Escrever sobre as injustiças que observamos é muito mais que panfletagem. Uma ficção política bem construída é uma forma de retratar a realidade, denunciar abusos e chamar a atenção de leitorxs para situações humanamente inaceitáveis. Não se trata, necessariamente, de tomar partido, mas de escancarar as mentiras que insistimos, enquanto sociedade, em acreditar; ou denunciar práticas que deveriam ser combatidas, incansavelmente, ou seremos consumidos por elas.

Tem muita coisa boa sendo produzida nestes tempos cinzentos de Brasil! Destaco aqui dois autores independentes contemporâneos, cujos trabalhos conheço e admiro: Vinícius Canabarro e Flavio Pereira Senra.

Mas, me diz aí: o que você já consumiu de ficção política? Conhece meu trabalho, ou a obra de outros autores nacionais, citados ou não neste post?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.