Matadouro Cinco | Kurt Vonnegut

Matadouro Cinco é, talvez, o título mais popular do autor norte-americano Kurt Vonnegut. Seu protagonista, Billy Pilgrim, é um ex-combatente da II Guerra Mundial, que se viu em meio ao bombardeio a Dresden, na Alemanha, que viajou no tempo e no espaço, que se tornou atração em um zoológico no planeta Tralfamadore e que aprendeu que, para tudo o que de pior e de melhor aconteça nesta vida, há um único possível comentário: É assim mesmo.

Billy Pilgrim é um sobrevivente, não apenas da guerra, mas também de um acidente de avião. De combatente a optometrista, de solteiro a casado e de casado a viúvo, resolveu que, finalmente, chegou o momento de dizer, ao mundo, uma verdade que escondeu por décadas, até mesmo de sua amada esposa: ele havia sido abduzido pelos Tralfamadorianos.

A consciência de Pilgrim viaja pelo tempo. Tralfamadorianos também o fazem, mas o protagonista assim o fazia, antes mesmo de conhecer os extraterrestres. Não precisou aprender isso com eles, mas aprendeu um par de lições sobre a vida, e também sobre como o universo acaba, e como aquele feito foi estúpido, mas inevitável. É assim mesmo.

Se nosso Ariano Suassuna dizia “Não sei, só sei que foi assim.”, através de Chicó, personagem do Auto da Compadecida, o autor norte-americano Kurt Vonnegut dizia que a vida “É assim mesmo.”, usando para tal a voz, imagino eu, calma e descompromissada, de seu Billy Pilgrim. O livro de Ariano Suassuna foi publicado em 1955. O de Kurt Vonnegut, em 1969. Não estou, aqui, insinuando qualquer forma de plágio, nem deveria encerrar minha resenha com tamanha polêmica. É apenas mais uma daquelas coincidências da vida. Porque a vida é assim mesmo. Porque as coisas aconteceram da forma que tinham que acontecer. Por quê? Não sei, só sei que foi assim.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.